MAÇONARIA E REVOLUÇÃO FARROUPILHA : "NA HOMENAGEM AO PASSADO A CERTEZA DO FUTURO"



Meus Irmãos
... repasso texto que deverá sair no jornal regional a respeito do evento que tivemos a honra de estarmos presentes servindo mais uma vez de testemunho ocular da história, que, planejada por mentes de consciência expandida e executada por mãos de construtores sociais,  haverá de continuar a  gerar mais frutos em prol de uma humanidade mais feliz e mais próspera.
com um TFA
Getulio Rogerio Arbo Pavlak - GL/RS
"NA HOMENAGEM AO PASSADO A CERTEZA DO FUTURO"
Getulio Rogerio Arbo Pavlak - Maçom Regular

A revolução Farroupilha é sem duvidas um dos motivos de maior orgulho do povo Gaúcho.
Mais ainda para os Maçons e para a Instituição Maçônica, pois, a Maçonaria através do ideal regido pela tríade :
  • "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
tem tido  um papel preponderante  na epopéia da  evolução dos povos do universo sem fronteiras  e, em particular, uma afinidade e uma participação efetiva no ideário da "Revolução Farroupilha".
Na Bandeira do nosso Estado e no Hino Riograndense estão cravados os ideários da Instituição maçônica que, servem  no presente de culto ao passado e de alicerce ao futuro. Pois, "povo que não tem virtude acaba virando escravo".
Por isto, nesta semana farroupilha, as Lojas Maçônicas  celebram festividades que rendem homenagem aos Irmãos do passado que, pelas suas façanhas de bravura e de visão libertária lutaram bravamente pela justa causa do ideal iluminista. Tornando-se, assim, os protagonistas de uma história que orgulha a todos.
Na continuidade e pratica  destes princípios, na Cidade de Canoas, RS, a Loja Fiat Lux, nº 97, jurisdicionada à MRGLMRGS, vem de longa data mantendo a tradição de vanguarda.  E, protagoniza  pela  comemoração e a  celebração de  um momento atávico de raro prazer e emoção pela lembrança do passado e projeção do futuro. Nestas sessões a Maçonaria abre as portas dos seus templos e convive com a comunidade a efeméride.
Assim foi que na noite de 15 de Setembro, em Sessão Magna Branca De Homenagem a Revolução Farroupilha, cumpriu a Insigne Loja Maçônica  Fiat Lux com um dever civico e maçonico  à altura da nobreza do feito realizando uma verdadeira festa "MAGNA".
Sob o Malhete do Ven. Mestre, Ir.'. Marcelo Pereira e Silva, e com a prestimosa colaboração dos abnegados obreiros do Quadro da Loja, juntamente com  inúmeras Lojas e Maçons de vários Orientes, efetivou-se um cerimonial com a presença  do Sub Prefeito do quadrante Sudeste,  Ir.'. Paulo Ricardo Accinelli, do Presidente da AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas) Ir.'. Carmo Francisco de Souza, do Representante do Grão Mestre, Ir.'. Jaques Câmara Loss e de vários Irmãos da cultura e tradição Gaúcha como o Ir.'. Delcio Tavares, Ir.'. Adão Bueno e Ir.'. Léo Ribeiro que fizeram  lotar o Templo Maçônico. A presença da comunidade e de familiares só ajudou a dar mais brilho ao belo evento.
O nosso Ir.'. Léo Ribeiro, autor de varias poesias, recebeu  a homenagem  "Comenda Sepé Tiaraju".
Comenda esta que fora criada pela Loja Maçônica com o condão de reconhecer e  prestar homenagem  aos Irmãos que embasados na Cultura e Tradição Gaúcha, mantém e transmitem a centelha da cultura e tradição gaúcha garantindo assim que pelo semear do presente possamos continuar com a certeza de colheitas fartas  em comemorações  no futuro.
Após a Sessão em templo os convidados foram recepcionados no salão de festas do próprio templo. Onde, foram servidos pratos da culinária campeira a todos os convidados que ainda tiveram o privilégio de ouvirem os Poetas e declamadores Ir.' Léo Ribeiro (o homenageado da noite), o Ir.'. Adão Bueno (homegeado do ano de 2009) e ainda o consagrado cantor Ir.'. Délcio Tavares.
momentos do ágape onde se vê o esplendo da alma no semblante dos partícipes...
Fica consagrado à ARLS Fiat Lux o nosso preito de reconhecimento e os  efusivos votos de felicitações por seu papel preponderante como uma estrela que brilha forte na constelação da abóboda celeste deste torrão gaúcho como  agente da comunicação e da  preservação dos  valores éticos, morais e dos princípios e preceitos da Instituição Maçônica.
GRAP - Bode Gaúcho
Ven Mestre Ir.'. Marcelo Pereira e Silva e o Ir.'. Léo Ribeiro - recebendo a comenda Sepé Tiaraju


uma visão parcial  do templo ....